quarta-feira, 9 de outubro de 2013

FALANDO DE RÁDIO...


TORRE  PARA EMISSORA DE RÁDIO



Acredito que não poderia começar diferente este blog, tendo como primeira postagem um pouco do que é a Rádio.

     Não vou entrar em detalhes técnicos, mas apenas para ilustrar melhor a quem também interessar, rádio é um sistema de comunicação utilizando o recurso das ondas eletromagnéticas que são propagadas no espaço. 

    São essas ondas que captam e transmitem tudo o que ouvimos por intermédio do rádio. E por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta frequência ou ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos, tendo além do rádio, a televisão, o avião, entre outros.

   _Sabe que existe uma diferença entre “o rádio” e “a rádio”?

  _Sim, “o rádio” trata-se do aparelho, aquele que você tem em casa para ouvir o programa “da rádio”, que por sua vez é a emissora onde funciona toda transmissão e programação. Esclarecido?  Que tal uma ilustração para explicar melhor:



  _Outra pergunta:  “Qual a diferença entre rádio ‘AM’ e ‘FM’?”

   _Popularmente explicando, FM tem qualidade melhor, mas AM alcança uma distância maior.   
  
     Porém, se alguém preferir uma explicação mais técnica, ainda que resumida, leia:

    _AM significa "Amplitude Modulada", ou seja, a amplitude da onda de rádio. Nesse tipo de frequência, é a amplitude (a força da onda) que é mudada. Uma das vantagens das emissões em AM é a sua capacidade de propagação, que permite, com um emissor de potência relativamente baixa, atingir longas distância, devido à refletividade das ondas eletromagnéticas (ou hertzianas) numa região atmosférica eletrificada chamada ionosfera e pela superfície da terra.

  _FM significa "Frequência Modulada", nela não é a amplitude que é modulada, e sim a freqüência da onda de rádio. Isto é, os picos positivos do sinal modulado representam freqüências mais elevadas e umas os picos negativos apresentam freqüências mais baixas. Desse modo os rádios FM são menos sujeitos a interferência causada por "ruídos" eletromagnéticos (raios ou mesmo emissões de estações de rádio, TV ou radioamadores etc.), mas não tem o alcance das Ams.

---------------------------------------------------------------------------------

Você sabia?
Que... 


... a primeira transmissão radiofônica do mundo foi realizada em 1906, nos Estados Unidos por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.

... as primeiras transmissões para entretenimento regulares, começaram em 1920 na Argentina e nos Estados Unidos.

... no Brasil, inicialmente apenas militares poderiam ter aparelhos de rádio ( lei revogada por Francisco de Sá)

... a primeira transmissão civil no Brasil foi realizada no dia 6 de abril de 1919, a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, pela PRA 8, Rádio Clube de Pernambuco, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira. 

VOLTE PARA A PÁGINA PRINCIPAL:

Nenhum comentário:

Postar um comentário